Prefeitura de Petrolina apresenta projeto voltado às trabalhadoras da Saúde durante evento nacional em Brasília
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, apresentou o projeto “Fortalecimento e Protagonismo de Trabalhadoras e Futuras Trabalhadoras do SUS: Equidade e Interseccionalidade como ferramentas de transformação na formação e no trabalho em saúde”, durante a Oficina Nacional do PET-Saúde, que acontece em Brasília até essa sexta-feira (24).
O projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), visa promover equidade e a integração entre universidades, serviços de saúde, a população e as mulheres no ambiente de trabalho do SUS. Capacitará atuais e futuras trabalhadoras da saúde e foi inscrito no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. A iniciativa implementa ferramentas para transformar a formação e atuação das profissionais, abordando questões de gênero, raça e outras intersecções que afetam as mulheres no setor de saúde.
Durante a oficina, representantes da Secretaria de Saúde compartilharam as estratégias e metodologias que serão adotadas para alcançar esses objetivos. O foco estará na criação de um ambiente mais inclusivo e equitativo, que valorize e amplie o protagonismo das mulheres na saúde pública. A apresentação do projeto foi mais uma oportunidade para destacar o compromisso da gestão com a promoção da justiça social e a melhoria contínua dos serviços de saúde.