Portal de matrículas garante agilidade e autonomia para pais e alunos durante o período de cadastro online
Implantado no ano de 2020 pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, o portal de matrículas online tem o objetivo de promover a praticidade na realização do cadastro para novos alunos, além de garantir autonomia e agilidade à comunidade escolar durante esse período. O site tem facilitado o processo de solicitação de vagas, eliminando as filas de espera e trazendo celeridade para as famílias que desejam trazer seus filhos para a rede municipal de ensino. Uma novidade este ano é que os alunos que já estudam nas unidades de ensino da rede municipal e, por algum motivo, estão solicitando a matrícula para outra unidade, poderão realizar a solicitação, também, até esta quarta-feira (10), para a vaga na instituição de interesse. O acesso deve ser feito através do mesmo site.
O portal pode ser acessado pelo computador ou smartphone, em seguida, é solicitado um formulário básico de preenchimento de informações sem que seja preciso anexar qualquer tipo de documento. Após o preenchimento do formulário e cadastro dos dados, a pré-matrícula é efetivada e um comprovante do requerimento é disponibilizado com todas as orientações necessárias para conclusão do processo, desde o endereço da escola escolhida até a lista da documentação que deve ser levada na unidade de ensino.
Com a informatização da matrícula, quem for a uma das Escolas, Centros Municipais de Educação Infantil e Nova Semente nesta época do ano se depara com um ambiente bastante tranquilo. Atualmente, ninguém mais precisa passar por transtornos, pois, de casa ou de qualquer outro lugar, é possível consultar a disponibilidade de vaga em todas as unidades de ensino da rede. Tudo feito pela internet, com exceção da entrega da documentação exigida, que precisa ser levada até a instituição onde o aluno for matriculado, no período de 18 a 24 de janeiro.
A mãe do pequeno José Davi Ribeiro, Paula Carolina, fez o cadastro online do filho em poucos minutos. Ela destacou como o processo foi rápido e fácil. “Cheguei em Petrolina há mais de 1 ano, tenho um filho de 1 ano e 7 meses e, desde então, aguardava pela abertura do portal de matrículas, pois já sabia de familiares que antes era preciso até dormir em filas para garantir uma vaga nas creches da cidade. O cadastro online facilitou e muito a vida das pessoas. No primeiro dia da solicitação de vagas, às 9h eu já estava conectada, e não levei nem um minuto para preencher os dados do meu filho e colocar as opções de unidades educacionais que tinham disponíveis próximo a nossa residência. Agora é aguardar os próximos passos”, destacou Paula.
Atendimento
Ainda que haja um sistema prático, a Secretaria de Educação disponibiliza uma central de atendimento para sanar dúvidas que possam ocorrer durante a solicitação da vaga. O número de telefone que está disponível à comunidade é o (87) 9 9916-9617 (WhatsApp).