Asteroides assassinos de planetas foram encontrados se escondendo no Sol

Asteroides assassinos de planetas foram encontrados se escondendo no Sol

Astrônomos descobriram três asteroides que se “escondiam” no brilho do Sol. Essas rochas espaciais são consideradas como objetos próximos à Terra, o que significa que suas órbitas as levam a cerca de quase 200 milhões de km da nossa estrela.

O maior dos três, nomeado como 2022 AP7, tem quase 1,6 km de diâmetro, grande o suficiente para ser chamado de um “assassino de planetas”. E tem uma órbita que poderia um dia cruzar caminho com a da Terra, de acordo com a NOIRLab, que opera o telescópio que avistou os asteroides.

Mas a descoberta não é motivo para receios, dizem os especialistas. “Há uma baixíssima probabilidade de impacto no futuro previsível”, contou Tracy Becker, cientista planetária do Southwest Research Institute.

Os cientistas dizem que o 2022 AP7 vai continuar longe da Terra, por enquanto. Mas talvez ele não seja inofensivo para sempre. Alan Fitzsimmons, astrônomo da Queen’s University Belfast, na Irlanda do Norte, relatou que “nos próximos milhares de anos, ele poderia se tornar um problema para nossos descendentes”.

Nesse evento, veríamos uma extinção em massa, algo que não ocorre no planeta há milhões de anos, de acordo com o astrônomo Scott Sheppard, do Carnegie Institution for Science. (Socientifica)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*