Prevenção ao suicídio é assunto em roda de conversa em Cabrobó

Prevenção ao suicídio é assunto em roda de conversa em Cabrobó

A Secretaria Municipal de Saúde de Cabrobó promoveu ação estratégica de intervenção nos casos de suicídio no município. O momento foi conduzido pela Psicóloga Auricélia Pereira idealizadora do PROJETO BEM ME QUERO de Cedro/PE, especialista em saúde mental e Atenção Psicossocial.

Na oportunidade foi realizada roda de conversa com os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti, abordando atividades voltadas para a importância do cuidado da saúde mental com ênfase na fase da adolescência. Dando continuidade, ás 14hs na Câmara de vereadores onde foi realizada uma oficina para os profissionais que compõem o quadro de funcionários da Secretaria municipal de Saúde com o tema: “Saúde Mental do Trabalhador: Cuidando bem de quem cuida”. Proporcionando uma interação dos participantes de forma lúdica e interativa.

Ainda em pauta encerrando as ações propostas, nessa quarta feira dia 19 nas mediações da SMS ocorreu uma capacitação com a temática: COMPREENDENDO O SUICÍDIO E SEUS DESAFIOS: Uma Conversa Necessária para Fortalecer e Reformular a Rede de Cuidados tendo como público-alvo, profissionais que atuam em Unidades de Saúde, UBS’s, CAPS, NASF e todos os instrumentos responsáveis pela Rede de Atenção Psicossocial. As ações foram organizadas com o objetivo de abordar o suicídio, as formas de prevenção, maneiras de ajudar e como encaminhar o paciente para rede de saúde.

O momento convida a fazermos uma reflexão e também chama a atenção para o fato de que a maioria dos casos de suicídio está associada a algum tipo de sofrimento psíquico intenso ou transtorno mental. Segundo o secretário de Saúde o senhor Clodovaldo Carvalho relata que: “Foi o início de um planejamento e elaboração de estratégias contínuas de fortalecimento da rede de cuidados”.
Completando a coordenadora Edicleide Martins que esteve a frente da articulação e desenvolvimento das ações e vem atuando há 07 anos no município, e dentro das suas especialidades em Gestão pública percebe a necessidade de se proporcionar ações estratégicas específicas para os usuários e profissionais que vem sofrendo conseqüências relacionadas a saúde mental. Contando com o apoio dos profissionais da sua equipe os psicólogos Luiz Florentino e Aline Menezes para dar continuidade desse trabalho dentro do município durante esse ano.

 

——————————–##——————————–

FIQUE INFORMADO COM NOTÍCIAS DE PETROLINA, JUAZEIRO E TODA REGIÃO.

CLIQUE NO LINK PARA ENTRAR NO GRUPO DO WHATS APP

https://chat.whatsapp.com/F1AEMDbn3IiDOpzQgUCpc2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*