Secretaria recebe doações de respiradores e EPI’s de grupo de voluntários em Juazeiro
A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro recebeu nesta quinta-feira (23), em seu gabinete, a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s. dois respiradores e 80 capotes a serem utilizados por profissionais de saúde no enfrentamento ao coronavírus em Juazeiro.
A doação foi realizada pelo grupo de voluntários da campanha ‘Respira Vida’ que vem fazendo arrecadação de dinheiro através de uma vaquinha online e a partir disso, alugam respiradores, confeccionam EPI’s e doam/emprestam às unidades hospitalares do Vale do São Francisco. Até o momento, o grupo já conseguiu emprestar e doar cerca de 10 respiradores e mais de 200 capotes e/ou capas médicas. Todo o custeio do aluguel é arcado com as doações na plataforma online.
Flávio Guimarães é gestor regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEP), membro do grupo ‘Respira Vida’ e fala qual o objetivo da campanha e a importância da ajuda as instituições de saúde da região. “No dia 19 de março nos reunimos na federação das indústrias – um grupo de médicos, empresários, representantes institucionais, e criamos a campanha ‘Respira Vida’. O objetivo primordial é arrecadar fundos através de doações financeiras e de uma vaquinha virtual e todo recurso levantado estão sendo destinados para aquisição ou locação de respiradores e EPI’s”, explicou.
A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, recebeu com alegria e satisfação a doação/empréstimo. “É um momento de união e fortalecimento da nossa rede de assistência. Estes respiradores irão nos auxiliar a equipar as salas vermelhas da nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que o Prefeito Paulo Bomfim está estruturando junto com o Governador Rui Costa para que a unidade seja referência em casos de pacientes com sintomas respiratórios. Isso irá direcionar uma unidade para casos sintomáticos que necessitem de assistência intermediaria, seja de COVID 19, H1N1 ou qualquer outra síndrome respiratória. Recebemos com muita satisfação a doação dos capotes e o empréstimo dos respiradores”, explicou.