Conselho aprova Programação Anual de Saúde para 2020 em Petrolina
As ações que nortearão a gestão da Saúde em Petrolina neste ano de 2020 foram aprovadas por unanimidade, pelo Conselho Municipal de Saúde nesta quinta-feira (30). A Programação Anual de Saúde (PAS) reúne as propostas, indicadores e metas do Plano Municipal de Saúde (PMS) que foram elaboradas a partir das conferências municipais, além de sugestões dos conselheiros.
A Programação Anual é um dos instrumentos de gestão exigidos por lei cuja finalidade é servir de guia para as ações de saúde a serem implantadas. “A PAS estipula as ações, metas e indicadores do plano municipal e identifica as áreas responsáveis e parcerias necessárias para a execução das ações a serem realizadas no ano que se refere. Informa, também, como será destinado o recurso financeiro para alcance das metas, além de servir de base para os relatórios da gestão. A iniciativa torna o processo de gestão mais transparente para entendimento e envolvimento dos conselheiros, além do cuidado com o bem público, que são os recursos e atenção à população“, destaca a secretária da pasta, Magnilde Albuquerque.
A prefeitura projeta ampliar e qualificar, ainda mais, o acesso da população aos serviços de saúde, com integridade e em tempo adequado ao atendimento das suas necessidades, mediante aprimoramento da Política de Atenção Básica e da Atenção Especializada. Entre as ações desse pacote estão: a construção de três postos de saúde e a entrega da Casa de Partos; aprimoramento da Rede de Atenção às Urgências; fortalecimento da rede de saúde mental; garantia da atenção integral à saúde da pessoa idosa e dos portadores de doenças crônicas; redução dos riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção, prevenção, tratamento e monitoramento da Vigilância em Saúde; garantia da Assistência Farmacêutica e reforço para ampliar a saúde dos colaboradores da gestão municipal.
A secretária Magnilde reforçou a importância da participação do conselho, principalmente na análise das propostas e na criação de novas metas. “Tivemos com a análise da programação anual, uma demonstração da participação efetiva do Controle Social no planejamento da saúde em Petrolina. Este documento é o resumo dos compromissos que o município firmou com a sociedade“, disse.