Home Meio Ambiente Próxima epidemia ‘já está a caminho’, alerta médico sobre desmatamento na Amazônia
Meio Ambiente

Próxima epidemia ‘já está a caminho’, alerta médico sobre desmatamento na Amazônia

Share
Share

O médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa Gonçalo Vecina afirmou, em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (5), que o desmatamento na Amazônia pode levar a outras epidemias, como a da Covid-19, pelo fato de a floresta abrigar muitos outros vírus.

“Nós estamos agredindo a Amazônia. Na Amazônia, tem uma quantidade de vírus imensa. A próxima epidemia, com o nível de agressão que nós estamos fazendo ao meio ambiente, já está a caminho”, afirmou Vecina.

“Nós temos que estar cuidando disso desde agora. E cuidar disso significa identificar esses agentes o mais cedo possível e desenvolver remédios e vacinas o mais cedo possível”, acrescentou o médico.

“Portanto, investimento em ciência continuamente – ciência básica e ciência aplicada – será fundamental. Espero que os nossos próximos governantes – porque desse já não falo mais – tenham essa consciência e façam esse investimento, para que nós estejamos preparados para a próxima crise, que virá”, completou Vecina.

As declarações do médico foram feitas depois que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, recuou da proposta de diminuir a meta de preservação da Amazônia.

Em maio, o ministro defendeu “passar a boiada” e “aproveitar o momento” em que o foco da sociedade e da mídia está voltado para o coronavírus para mudar regras de proteção ambiental.

Share

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles
Meio AmbientePernambucoPetrolina

Petrolina entra em grupo nacional para se preparar contra secas, calor extremo e eventos climáticos

Quando o assunto é mudança climática, muita gente imagina um problema distante,...

Meio Ambiente

Senhor do Bonfim participa de seminário regional e reforça ações ambientais no Piemonte Norte Itapicuru

A Prefeitura de Senhor do Bonfim participou, nesta quarta-feira (7), do III...

Meio Ambiente

Força-tarefa começa limpeza do Rio Beberibe após risco de alagamentos no Recife

O Governo de Pernambuco iniciou, nesta sexta-feira (8), uma força-tarefa emergencial de...