Vacina contra a febre amarela fará parte do calendário a partir desta segunda (02)
A partir de hoje tem início o calendário da vacina contra febre amarela. As doses serão disponibilizadas para todos que ainda não se imunizaram contra a doença, e não apenas para quem for viajar para áreas com recomendação de imunização. Seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), será implantada a vacina contra febre amarela na população de 9 meses a 59 anos de idade, além de dose de reforço para crianças de 4 anos.
Antes, só recebiam a vacina pessoas que fossem viajar para áreas com recomendação de imunização nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Com o avanço de registro de casos em outras localidades, o Ministério da Saúde vem expandindo as áreas com recomendação de vacinação gradativamente. Por isso, o órgão recomenda que, a partir de agora, a primeira dose do imunizante seja aplicada em crianças de 9 meses, com reforço aos 4 anos de idade. Neste primeiro ano, a meta do governo federal é alcançar 95% das crianças menores de um ano.
Também devem receber a vacina, em dose única, pessoas com até 59 anos que não tenham registros anteriores de imunização. Somente em 2019, no Recife, foram aplicadas mais de 17 mil doses em viajantes que iam para locais com recomendação da vacina.
A vacina é contraindicada para pessoas com alergia grave a ovo, que tenham doenças autoimunes ou em tratamento com quimioterapia/ radioterapia. Além disso, alguns grupos, como idosos, gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas em determinados tratamentos de saúde, por exemplo, devem buscar orientação médica antes de se vacinar para avaliar a real necessidade da imunização.
(Diário de Pernambuco)