Secretaria da Saúde alerta população para última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe

Secretaria da Saúde alerta população para última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe

Faltando menos de uma semana para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o município de Juazeiro Influenza aplicou 36.657 doses da vacina o que representa 67,44% do público alvo. A meta é de que, até o dia 31 de maio, quando encerra a campanha, um total de 54.356 pessoas estejam protegidas dos vírus H1N1, H3N2 e influenza B. A vacina é gratuita e está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.

O público alvo da campanha é composto de:  gestantes, puérperas,  crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde,  professores,  povos indígenas, jovens e adolescentes de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, pessoas  privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional,  militares,  civis, bombeiros,  membros das forças armadas e guardas municipais.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

A Superintendente da Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, ressalta a importância da imunização. “Já temos registro de morte na Bahia e em Pernambuco, este com registro em Petrolina, cidade co-irmã de Juazeiro. É importante que o público pertencente aos prioritários busque as unidades de saúde para vacinação. Até o momento o registro na cidade é baixo na procura pela vacinação e sabemos que o método mais eficaz para proteção contra o vírus é a vacinação”, explicou.

A campanha de vacinação  segue até o dia 31 de maio e, para garantir a imunização, é  preciso  comparecer em uma Unidade de Saúde. Na sede, os postos de saúde funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h e no interior somente no período da manhã. Todos devem levar documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*