Segurança do Enem, em Pernambuco, terá efetivo maior que em 2017

Segurança do Enem, em Pernambuco, terá efetivo maior que em 2017

O efetivo de policiais militares que atuará no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será maior este ano, se comparado com o ano passado, embora o número de candidatos seja menor em relação a 2017.  Nos próximos dois domingos – dias 4 e 11 de novembro, datas de aplicação das provas – a Polícia Militar de Pernambuco vai destacar 3.046 PMs. Ano passado foram 2.957 (uma diferença de 89 homens). Como esse contingente se divide em dois dias, o total de homens em cada domingo do exame será de 1.523.

Estão inscritos, no Estado, 307.371 (foram 371.620 ano passado). Os malotes de provas chegaram no Recife entre os dias 4 e 6 de outubro. Ficaram guardados no 7º  Depósito de Suprimento, quartel do Exército localizado no bairro do Cabanga, área central da capital pernambucana. De lá foram levados, sob escolta da PM, para cinco quartéis em cidades do interior: Caruaru e Garanhuns, no Agreste; Salgueiro, Arcoverde e Petrolina, no Sertão.

“Agora os malotes só sairão nos domingos de aplicação das provas. Por volta das 5h, funcionários dos Correios chegam para buscá-los. São escoltados por pelo menos uma dupla de PMs. Esses mesmos policiais fazem a segurança nos prédios”, explica o coordenador operacional de Planejamento do Enem no Estado, major Roberto Oliveira. O exame acontecerá em 79 municípios e no arquipélago de Fernando de Noronha.

Segundo o oficial, a ampliação do efetivo foi possível porque houve um acréscimo de R$ 16 mil em relação ao ano passado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, repassou para o Estado R$ 548 mil para serem usados no pagamento dos PMs. (JC)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*