Petrolina recebe 2 mil doses da vacina pediátrica da Pfizer para imunização de crianças

Petrolina recebe 2 mil doses da vacina pediátrica da Pfizer para imunização de crianças

As primeiras doses da vacina contra Covid-19 para a imunização do público infantil chegaram na manhã deste sábado (15) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Foram enviadas 2 mil doses da vacina pediátrica da Pfizer para o município. Imunizante é o único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação na faixa etária, de 5 a 11 anos de idade.

Segundo o diretor de vigilância epidemiológica de Petrolina, Acácio Andrade, a vacinação começa na segunda-feira (17), mas o município precisou adotar uma estratégia de vacinação, por conta do número insuficiente doses recebidas. O município tem um público, de crianças de 5 a 11 anos, estimado em 47 mil.

“Devido ao número restrito de doses que foram recebidas pelo município, vamos fazer uma estratégia um pouco mais criteriosa, respeitando alguns grupos prioritários. Nesse momento, só serão vacinadas crianças, de 5 a 11 anos, que possuem doenças neurológicas crônicas, como por exemplo, da paralisia cerebral e esclerose múltipla, e também as crianças que possuem autismo e síndrome de down”, destacou Andrade.

A vacinação das crianças será feita a partir da segunda-feira (17) nas Unidades Básicas de Saúde. Neste caso, os agentes comunitários de saúde é que vão fazer o contato com as famílias , informando o dia e horário para comparecimento na unidade.

No ato da vacinação será preciso apresentar um documento de identificação com foto da criança. As crianças que não tiverem esse documento, será válido a certidão de nascimento e o documento de identificação da mãe. Também será cobrado o CPF ou cartão SUS, e um laudo médico. Já as crianças que tem dificuldade de locomoção ou que estejam acamadas receberam a vacinação ocorrerá no domicílio.

Pernambuco

O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos chegou a Pernambuco no dia 14 de janeiro. O estado recebeu 60 mil doses do imunizante pediátrico da Pfizer . O lote chegou ao Aeroporto do Recife às 10h50. A carga ficou no local até ser transportada por uma empresa contratada pelo Ministério da Saúde para fazer esse serviço de deslocamento. Depois, as doses seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI), onde foram conferidas e distribuídas para os municípios. (G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*