Campo Formoso (BA): vereador joga sacola de dinheiro pela janela antes de ser preso

Campo Formoso (BA): vereador joga sacola de dinheiro pela janela antes de ser preso

O vereador Francisco Nascimento (União-BA), da cidade de Campo Formoso (BA), jogou uma sacola com dinheiro em espécie pela janela de sua residência pouco antes de ser preso pela Polícia Federal na manhã desta terça (10). Ele foi um dos 17 alvos de mandados de prisão preventiva da Operação Overclean, que investiga um esquema de desvio de verbas de emendas parlamentares através do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Segundo apurações da GloboNews e do UOL, o vereador é primo do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA). O parlamentar não se pronunciou sobre a prisão.

Na sacola havia, segundo as apurações, mais de R$ 220 mil em espécie, que foram apreendidos pela Polícia Federal. O vereador, além de detido pela operação, terá de explicar a origem do dinheiro – ele é suspeito de receber propina para favorecer empresários em contratos com a prefeitura.

Dos 17 alvos de mandados de prisão preventiva, pelo menos 15 foram cumpridos. Também foram emitidos 43 de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, a organização “teria direcionado recursos públicos de emendas parlamentares e convênios, por meio de superfaturamento em obras e desvio de recursos, para empresas e indivíduos ligados a administrações municipais”. Pelo menos oito servidores públicos foram afastados das atividades suspeitos de participação no esquema.

A operação teve mandados cumpridos na Bahia, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Goiás e também contou com apoio internacional da Agência Americana de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Controladoria-Geral da União (CGU), Receita Federal e Ministério Público Federal (MPF). (Gazeta do Povo)

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*