Prefeitura de Petrolina lança processo para eleição de Gestores e Vice-Gestores Escolares

Prefeitura de Petrolina lança processo para eleição de Gestores e Vice-Gestores Escolares
Em um importante avanço nas práticas de gestão democrática nas unidades de ensino, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, anunciou o início do processo de eleição para gestores e vice- gestores escolares. A medida visa incentivar a participação da comunidade na gestão das unidades de ensino, garantindo que as vozes de alunos, pais e professores sejam ouvidas nas escolhas de seus líderes. Poderão participar da iniciativa, os professores efetivos da rede de ensino, de acordo com o disposto na Lei Municipal 3.742/2024.
Os interessados em se candidatar devem acessar o site da Secretaria de Educação, onde todas as informações relativas à seleção estão disponíveis: https://educacao.petrolina.pe.gov.br. No ato da inscrição, que se encerra na próxima segunda-feira (04), o candidato deverá optar por uma unidade escolar e escolher entre as funções de Gestor Escolar ou Vice-Gestor. Para oficializar a inscrição, os candidatos precisam anexar obrigatoriamente a Proposta de Ação da Gestão Escolar, conforme o modelo padrão disponível no site da Secretaria. Após finalizar o processo, será gerado um comprovante que vai ser enviado ao e-mail fornecido pelo candidato.
Depois do término do período de inscrições, a proposta será submetida à avaliação de uma banca examinadora. A etapa seguinte é a eleição, prevista para o dia 10 de dezembro. Após a escolha dos candidatos, os eleitos devem participar de um processo de formação abrangente, assegurando que estejam plenamente preparados para assumir a liderança de suas instituições de ensino com competência e responsabilidade.
O processo seletivo é uma oportunidade para que profissionais da educação se tornem líderes nas escolas, promovendo uma gestão mais participativa e alinhada às demandas da comunidade. Com essa iniciativa, Petrolina avança construindo uma gestão educacional mais democrática e integrada.
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