Governo de Pernambuco entrega carteiras de atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia
- 7 Novembro 2024 ás 17:40
- Luan Campos
- 22
- Deixe seu comentario
Pernambucanos diagnosticados com fibromialgia agora terão prioridade em atendimentos públicos e privados, com a apresentação de uma carteira de identificação. A governadora Raquel Lyra entregou os primeiros cartões em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas nesta quinta-feira (7). Desde março, um censo da Secretaria de Saúde (SES-PE) cadastrou 1.215 pessoas com a doença; 430 carteiras estão sendo distribuídas no primeiro lote.
A vice-governadora Priscila Krause, que conduzirá ações para ampliar o atendimento aos portadores de fibromialgia, destacou a importância de conscientizar a sociedade sobre a condição. Até a primeira semana de dezembro, mais 500 carteiras serão entregues nas Gerências Regionais de Saúde, facilitando o acesso dos beneficiários.
A iniciativa do Governo do Estado cumpre a Lei Estadual n° 16.690/2019, que garante atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia. Segundo a secretária de Regulação em Saúde, Bruna Dornelas, essa carteira simboliza a força e resiliência dos portadores da condição e o compromisso do Estado em apoiar essas minorias.
A coordenadora da Associação Pernambucana Minha Dor Tem Pressa, Erica Castro, comemorou a conquista, considerando-a um marco importante para todos com a doença. O deputado estadual Romero Sales Filho, autor do projeto de lei, destacou a importância da visibilidade para esta condição frequentemente ignorada.
Sobre a Doença
A fibromialgia é uma condição que causa dor crônica e generalizada, geralmente acompanhada de insônia, cansaço e alterações de humor, e pode levar à ansiedade e depressão. O tratamento envolve relaxantes musculares, analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivos, além de terapias complementares.