Governo de Pernambuco entrega carteiras de atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia

Governo de Pernambuco entrega carteiras de atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia

Pernambucanos diagnosticados com fibromialgia agora terão prioridade em atendimentos públicos e privados, com a apresentação de uma carteira de identificação. A governadora Raquel Lyra entregou os primeiros cartões em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas nesta quinta-feira (7). Desde março, um censo da Secretaria de Saúde (SES-PE) cadastrou 1.215 pessoas com a doença; 430 carteiras estão sendo distribuídas no primeiro lote.

A vice-governadora Priscila Krause, que conduzirá ações para ampliar o atendimento aos portadores de fibromialgia, destacou a importância de conscientizar a sociedade sobre a condição. Até a primeira semana de dezembro, mais 500 carteiras serão entregues nas Gerências Regionais de Saúde, facilitando o acesso dos beneficiários.

A iniciativa do Governo do Estado cumpre a Lei Estadual n° 16.690/2019, que garante atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia. Segundo a secretária de Regulação em Saúde, Bruna Dornelas, essa carteira simboliza a força e resiliência dos portadores da condição e o compromisso do Estado em apoiar essas minorias.

A coordenadora da Associação Pernambucana Minha Dor Tem Pressa, Erica Castro, comemorou a conquista, considerando-a um marco importante para todos com a doença. O deputado estadual Romero Sales Filho, autor do projeto de lei, destacou a importância da visibilidade para esta condição frequentemente ignorada.

Sobre a Doença
A fibromialgia é uma condição que causa dor crônica e generalizada, geralmente acompanhada de insônia, cansaço e alterações de humor, e pode levar à ansiedade e depressão. O tratamento envolve relaxantes musculares, analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivos, além de terapias complementares.

 

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*