A governadora Raquel Lyra assinou nesta quinta-feira (7) contratos que viabilizam a construção de dois empreendimentos habitacionais no Recife e em Pesqueira, com 272 unidades ao todo, no âmbito do Programa Morar Bem e Minha Casa, Minha Vida – Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Serão construídos o Residencial Engenho do Meio, no Recife, com 128 unidades, e o Residencial Pesqueira, no Agreste, com 144 unidades, com um investimento de aproximadamente R$ 42 milhões. O prazo de conclusão é de 18 meses.
Lyra destacou que a parceria com o governo federal e a Caixa Econômica Federal busca enfrentar o déficit habitacional e garantir moradia digna aos pernambucanos, especialmente aos de baixa renda. Os terrenos foram doados pelo Estado e contam com contrapartidas que incluem infraestrutura de abastecimento e drenagem.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, essa política habitacional estadual beneficia diretamente cerca de 35 mil pernambucanos e avança no combate à vulnerabilidade social. A iniciativa conta ainda com o Grupo de Trabalho (GT), premiado nacionalmente, que acelera a criação de novas moradias de interesse social no Estado, com 53 empreendimentos já contratados e mais de 8.700 unidades habitacionais previstas.
Essas unidades do Engenho do Meio e de Pesqueira também são contempladas com a “Parcela Zero” para famílias de baixa renda, incluindo isenção das prestações para beneficiários do Bolsa Família e do BPC, promovendo ainda mais inclusão no programa habitacional estadual.