Falta um mês para o fim das inscrições da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024

As inscrições para participar da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024 vão até 04 de outubro. Os estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular podem ser inscritos na competição pelos professores das escolas por meio do endereço Link. Este ano a ONEE terá a participação recorde de todas as concessionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil e a expectativa é alcançar mais de 200 mil alunos, 9,6 mil professores e 3,1 mil escolas de todo o país. Até o momento, já foram feitas mais de 40 mil inscrições.
A ONEE é organizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sob coordenação do Instituto Abradee da Energia, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE). A competição visa engajar estudantes em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar a educação sobre o consumo consciente de energia. A edição de 2024 é organizada pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo e viabilizada através dos recursos do Programa de Eficiência Energética gerido pela ANEEL.
Ao longo de setembro estão sendo realizadas as atividades educativas e, em outubro, os estudantes enfrentarão provas e dinâmicas, incluindo jogos voltados para a resolução de problemas relacionados à eficiência energética.
Prêmios e engajamento estão em jogo
Os participantes serão classificados e premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores de cada estado serão convidados para uma cerimônia especial em Brasília, na sede da ANEEL, prevista para acontecer em novembro. Além da distribuição de medalhas, está garantida a entrega de um notebook para os primeiros classificados de cada estado. Os estudantes agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze na ONEE estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participação na 1ª fase da ONC.
Sandoval Feitosa, diretor geral da ANEEL, reforça a importância da iniciativa: “Estamos entusiasmados com a edição de 2024 da ONEE. Nosso objetivo, ao tornar o projeto permanente no calendário de ações educativas, é justamente conscientizar as novas gerações sobre a importância do consumo consciente de energia, essencial para um futuro sustentável.”
Marcos Madureira, presidente da ABRADEE, destacou a participação recorde das distribuidoras de energia do país: “Após os primeiros anos do projeto, a Olimpíada de Eficiência Energética se consolida, em 2024, como uma iniciativa importante capitaneada pelas distribuidoras de energia dentro do Programa de Eficiência Energética. Temos um potencial enorme de conscientização sobre a essencialidade da energia elétrica e como ela pode influenciar o presente e o futuro desses jovens.”
O vice-presidente de Distribuição da EDP, Dyogenes Rosi, reforçou que a Companhia se sente honrada em ser a empresa organizadora da ONEE. “Estarmos presentes nesta ação reforça o compromisso da Companhia com o impacto positivo das ações educacionais e reafirma nosso esforço constante de levarmos sempre informações para as comunidades sobre a importância do uso seguro e eficiente da energia elétrica”. Agências.