Cresce o interesse por ‘notícias boas’ durante pandemia de covid-19

O surgimento de perfis nas redes sociais e seções em diversos veículos jornalísticos dedicados exclusivamente às boas notícias apontam que está em curso uma nova maneira de se consumir informação. Se, por acaso, você já se pegou procurando por notícias boas na internet durante a quarentena, saiba que não é o único.
Segundo dados do Google Trends, entre os dias 16 de fevereiro e 18 de abril, foi registrado um aumento de 100% na busca pela a combinação dos termos “notícias boas” e “coronavírus”.
A pandemia do novo coronavírus tem deixado a web cada vez mais “faminta” por doses diárias de otimismo. É a “dieta midiática”, termo usado pela estrategista digital e doutora em comunicação Issaaf Karhawi para explicar o novo comportamento. “Estamos em um momento sensível e é compreensível que sejam adotadas leituras de escapismo para tentar lidar com tudo isso”, diz.
De acordo com a psicóloga Triana Portal, a atitude pode ser vista como uma forma de enfrentamento psicológico da quarentena: “Com quase 2 meses de foco na pandemia, percebemos que os tratamentos e manejo da doença vão mudando a todo tempo. A ansiedade e o medo são comuns a todos e desesperar-se só leva ao estresse, que por sua vez debilita o sistema imunológico.”