Saúde Mental é tema de palestra para Guardas Civis Municipais de Juazeiro
Visando o bem-estar físico, mental e social de sua corporação, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro realizou nesta quinta-feira (30), uma palestra que alertou os Guardas para os cuidados com a saúde mental. A ação foi realizada em parceria com a clínica Longevitta, através da psicóloga Caroline Lima e do neuropsicopedagogo João Lins. Nesse primeiro momento 25 Guardas participaram do evento.
Durante suas atividades diárias, os Guardas Civis Municipais são expostos constantemente a diversas situações, que exigem do profissional de segurança pública equilíbrio emocional. Exigindo que esses estejam sempre preparados para gerenciar possíveis situações de crise.
“Nós, profissionais de segurança pública, sofremos uma pressão muito grande, desde quando saímos de casa, pois não sabemos se vamos voltar, e no próprio trabalho que exige equilíbrio na relação com outro”, pontuou a GCM Hermínia Dias, coordenadora de ações sociais da Instituição.
A Guarda Jandira Resende aprovou a iniciativa, “Para mim foi de grande valor participar dessa palestra, porque precisamos sim cuidar de nossa mente. Infelizmente deixamos sempre em último plano, pois não faz parte do nosso cuidado corriqueiro como os outros órgãos”.
A psicóloga Caroline Lima ressalta a necessidade dos cuidados com a saúde mental dos integrantes da instituição, “Consideramos importante cuidar da saúde mental em dimensão geral para todo público e, para GCM, é fundamental porque lida diariamente com situações de conflitos. Então os Guardas têm que estar atentos a possíveis sinais de que não estão bem, porque eles são seres humanos que precisam desse equilíbrio para saber lidar com os conflitos”, enfatizou a Psicóloga.