Universidades da Bahia têm mais de 15 mil vagas no Sisu 2020
Os dois meses que separam a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do dia que os candidatos descobrem a pontuação no teste é de muita espera e ansiedade para quem quer entrar em uma instituição pública de ensino superior. Agora, as respostas vem de vez. É que o resultado do Enem vai ser divulgado no dia 17 e as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas de 21 de janeiro a 24 do mesmo mês. Apenas na Bahia, serão ofertadas 15.440 vagas, distribuídas em 11 universidades públicas do estado.
Recém-saída do terceiro ano do Ensino Médio, Sophia Pires, 18 anos, é uma entre os 395.437 inscritos no exame na Bahia, dos quais 72,7%, ou seja, 287.483 pessoas compareceram ao segundo dia de provas. A estudante até tenta não pensar na concorrência do curso de Direito na Ufba, mas a proximidade da divulgação do resultado só aumenta a ansiedade da jovem.
Os estudantes sabem a dificuldade que é conseguir uma vaga em uma universidade pública, ainda mais entre os cursos mais concorridos. A escolha de Sophia – o Direito – foi o segundo curso com mais inscrições no Brasil nas edição do Sisu de 2019.2, atrás apenas de Medicina. Ainda no segundo semestre, a graduação teve uma concorrência de 44,51, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). (Correio)