Em Petrolina, perfuração de poços artesianos garante acesso à água em área de sequeiro
Garantia de acesso à água para centenas de famílias que moram em área de sequeiro, zona rural de Petrolina. Isso é o que tem sido feito pela prefeitura que iniciou os serviços de perfuração de poços nas comunidades e vilas mais distantes do município que sofrem com os efeitos do longo período de estiagem. Na semana passada, o povoado de Angical, a aproximadamente 90 km da cidade, teve um poço perfurado dando uma vazão de cinco mil litros por hora, o que proporcionará maior segurança hídrica para oito famílias.
As perfurações são realizadas por equipes da Secretaria de Governo e Agricultura, responsável em avaliar e atender as áreas que mais carecem de acesso à água e distantes das margens do rio São Francisco. Neste ano, foram abertos 20 poços nas comunidades de Serrote Pelado, Volta da Carolina, Jatobá, Cacimba Velha, Cristália, Baixa Alegre, Lagoa da Caraíba, Ponta da Serra, Bom Jardim. A prefeitura dispõe de uma máquina perfuratriz para atender a uma demanda de mais de 140 solicitações.
“O prefeito Miguel Coelho continua avançando com ações de convivência com a seca em Petrolina. Seja com sistemas simplificados que já foram instalados, com requalificação de reservatórios como no N-3 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, modernização de motobombas para captação de água na área ribeirinha e agora com a perfuração de poços que vai amenizar e facilitar muito a vida do homem e da mulher da zona rural. As perfurações iniciaram e a nossa missão é dar maior celeridade possível, chegando no momento em que vamos atingir os meses com maiores temperaturas na região”, ressaltou o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando.