Proupe terá 1.340 vagas neste ano
O Governo de Pernambuco lançou o edital relativo ao Processo Seletivo para o Programa Universidade Para Todos em Pernambuco(Proupe), que concederá 1.340 bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior das autarquias municipais. O requisito é que tenham nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) maior ou igual a 350. As inscrições podem ser feitas do dia 22 deste mês a 5 de novembro, pelo site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: proupe.secti.pe.gov.br. As bolsas variam entre R$ 135 e R$ 245.
De acordo com o gestor do Proupe, César Andrade, 60% das bolsas serão destinadas a cursos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e computação (STEM+), e 40% para os demais cursos. “Esse programa é uma ação do Governo do Estado para permitir que o estudante do interior tenha a possibilidade de fazer um curso de graduação e, dessa forma, além de aprimorar seu conhecimento, possa permanecer próximo da sua família”, comenta Andrade. “Com isso, você começa a formar pessoas capacitadas no Interior do Estado, gerando incremento da mobilização econômica, geração de novos negócios e de emprego, e crescimento desses municípios”, diz.
O Proupe foi um programa criado em 2011 e reformulado no ano passado. “Na lei inicial, a 14.430/2011, já tinha uma previsão de que após cinco anos ele sofreria uma requalificação”, informa Andrade. “Foi um trabalho em conjunto entre autarquias, estudantes e sociedade para elaborar uma nova legislação que permitisse uma melhor eficiência e incremento na qualidade do ensino no interior do Estado de Pernambuco.” É o segundo edital lançado neste ano, e Andrade já sinaliza para o próximo. “Temos a previsão de realizar mais um edital no início do próximo ano.” (Folha de Pernambuco)