Dia mundial da alfabetização – A importância do incentivo à leitura com assuntos que a criança goste

                                                    

Estamos nos aproximando de 8 de setembro, comemorativo em todo o mundo como Dia Mundial da alfabetização. Em época de eleição, muito se discute a questão da educação. Os políticos discursam sobre as mais variadas maneiras de acabar com analfabetismo, levar a educação aos quatro cantos do país e tantas outras abordagens que são teorias lindas, mas na prática não valem o incentivo. Inclusive, em matéria recente do jornal El País, o veículo indicou que, para os segmentos mais populares, um meio educacional muito utilizado além da Igreja é a Internet.

Rejeitada e proibida por professores, justamente por distrair os jovens das importantes matérias na sala de aula, a Internet também possui seus pontos positivos (como bem aponta a reportagem). Um deles é uma das apostas do mercado literário: youtubers e sua influência fora dos computadores, celulares e tablets. São obras que atraem crianças, jovens, adultos e pais, curiosos em conhecer mais sobre o ídolo, ou em se conectar com o mesmo, inclusive off-line.

Tamanho sucesso não passou despercebido pela Camila Piva. Ela, que escreveu o best-seller “Quero ser uma youtuber” em parceria com a youtuber Julia Silva e publicado pela Ciranda Cultural. Ainda, para incentivar mais esse meio de cultura, a autora intermediou  um bate-papo de sucesso com 4 youtubers na última edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Nomes conhecidos pelo público mirim como Luluca, Irmãos Santina e Sienna Belle estiveram no palco para comentar sobre a utilização da rede e interação com os fãs. O incentivo à leitura que a rede social de vídeos incluiu ao título “Quero ser uma youtuber” é perceptível na leitura da obra. Muitas ‘hashtags’ e linguagens típicas para a web estão presentes, um exemplo de como a educação pode, sim, se valer da internet.

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/16/opinion/1534386391_575448.html

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*