Câncer do vocalista da Torpedo é o quinto mais comum em homens
Assim como Deivison Kellrs, vocalista da Banda Torpedo, que há um ano enfrenta um duro tratamento contra o câncer de fígado, outras centenas de pernambucanos encaram uma batalha semelhante. Segundo dados do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), entre 2013 e 2015, período do levantamento mais recente, 297 pacientes foram diagnosticados com tumores hepáticos primários — como são classificados os cânceres que se originam no próprio fígado — no estado. As chamadas lesões cancerígenas primárias diferem das secundárias, causadas por metástases de tumores de outros órgãos que só depois atingem o fígado.
De acordo o chefe de Oncologia do Hospital das Clínicas (HC), Luiz Alberto Mattos, o câncer de fígado é o quinto mais comum entre homens e, entre as mulheres, ocupa o sétimo lugar no ranking. As principais causas deste tipo de tumor são a cirrose hepática e a infecção pelos vírus C ou B da hepatite. O fator genético também pode contribuir para o surgimento da doença, mas, segundo Mattos, a maioria dos casos é decorrente de fatores externos.
O caso de Deivison, explica o médico, é raro, já que o cantor tem 30 anos e a doença raramente surge antes dos 40. A idade mais comum entre os pacientes acometidos pelo tumor se situa por volta dos 70 anos. Deivison foi diagnosticado em julho de 2017, aos 29 anos. (OP9)