Choque elétrico causou 46 mortes em Pernambuco no ano de 2018

Choque elétrico causou 46 mortes em Pernambuco no ano de 2018

O Nordeste foi a região que apresentou o maior número de mortes provocadas por choque elétrico em 2018: foram 261, representando 42% de todos os incidentes dessa natureza registrados no Brasil. É o terceiro ano consecutivo em que a região registra o maior número de mortes por choque em relação ao restante do País.

Em Pernambuco, no ano passado, houve 76 acidentes de origem elétrica, com 46 mortes, sendo 51 ocorrências de choque elétrico, com 43 mortes, além de 25 casos de incêndio por sobrecarga, com três mortes. Em 2017 foram 51 mortes por choque elétrico no Estado e 18 incêndios e 4 mortes. Os dados fazem parte da edição 2019 do Anuário Estatístico da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

O Nordeste também aparece em destaque quando o assunto são incêndios decorrentes de sobrecarga. Em 2018, a região registrou 124 casos e 18 mortes, ficando atrás apenas do Sudeste, com 155, gerando 26 mortes, e o Sul, com 142 casos e 9 mortes. De acordo com a Abracopel, os principais motivos para esse registro no Nordeste são desconhecimento dos riscos gerados pela eletricidade e descaso com os procedimentos necessários para evitá-los.

Um dos últimos casos que ganhou destaque na mídia em Pernambuco foi o de uma mulher de 30 anos que teria sofrido um choque elétrico em um ventilador no bairro do Alto José Bonifácio, na Zona Norte do Recife. De acordo com a polícia, a vítima estaria consertando o equipamento ligado na tomada quando o aparelho caiu por cima dela, causando a descarga elétrica. (FolhaPE)

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*