Censo 2020 do IBGE terá 32% menos perguntas do que o modelo original, diz presidente do instituto
A presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, anunciou nesta terça-feira (28) que o questionário completo do Censo Demográfico 2020 terá um total de 76 perguntas. O número representa 32% menos questionamentos em relação ao formulário original, que teria 112 questões.
Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico tem abrangência nacional. Os pesquisadores do IBGE visitam os domicílios pelo país para obter dados sobre as características dos moradores, nível de estudo, trabalho, entre outras informações.
A última edição do Censo foi em 2010. O IBGE estima que a população tenha aumentado em cerca de 10,4% desde então.
Na pesquisa do próximo ano o questionário básico terá 25 perguntas. Em 2010 foram 34 questões. Já o formulário de amostra terá 76 questões, 34 perguntas menos do que o censo 2010.
Susana Cordeiro confirmou que os 190 mil pesquisadores do IBGE vão visitar um total de 71 milhões de domicílios, em 5570 municípios de todo o Brasil. (G1)
Durante a coletiva de imprensa na sede do órgão, foram divulgados os temas que estarão nos questionários básicos e de amostra do Censo 2020. São eles:
- lista de moradores;
- características do domicílio;
- identificação étnico-racial;
- nupcialidade;
- núcleo familiar;
- fecundidade;
- religião ou culto;
- deficiência;
- migração interna e internacional;
- educação;
- deslocamento para estudo;
- deslocamento para trabalho;
- trabalho e rendimento;
- mortalidade.