Festival da Sanfona terá nomes nacionais e internacionais em novembro

Festival da Sanfona terá nomes nacionais e internacionais em novembro

O amor pela sanfona levará baianos e turista para a quinta edição do Festival Internacional da Sanfona, que acontecerá em Juazeiro, de 14 a 17 de novembro. Sob a curadoria do cantor, sanfoneiro e compositor Targino Gondim e direção geral de Celso de Carvalho, o evento contará com oficinas, workshops, exposição, encontros e concertos musicais com shows abertos na Orla Nova de Juazeiro.

Grandes instrumentistas oriundos de diferentes regiões do país e também do exterior já estão confirmados na programação. Entre atrações internacionais desta edição estão nomes como Jason O’Rourke (Irlanda) e Simone Zanchini (Itália). Do Brasil, a programação inclui Edglei Miguel (PB), Chico Chagas (AC), Mestrinho (SE), Mahatma Costa (PE),Daniel Itabaiana (BA), Silas França (BA) e Quinteto Sanfônico do Brasil, além do curador Targino Gondim (BA).

A abertura do evento acontece às 19 horas do dia 14, no foyer do Centro de Cultura João Gilberto. Entre as atividades paralelas estão exposição de sanfonas de quarta a sábado. O público também poderá se aprofundar no universo sonoro do instrumento através da oficina sanfona 120 baixos, com Edglei Miguel, professor de A SANFONADA de Campina Grande-PB.

evento terá três workshops. Na quinta-feira, dia 15, Master Classe com Simone Zanchini da Itália, na sexta-feira, dia 16, com Jason O’Rourke sobre a concertina tradicional irlandesa e no sábado com A história do acordeom e seus sotaques com Chico Chagas. Todos os encontros acontecem às 15 horas, na sala Multiuso do Centro de Cultura João Gilberto.

A cada dia, após as oficinas/workshops, o festival apresentará as “Jam Sanfona‘s Sessions” com as participações dos sanfoneiros presentes na programação e também dos músicos visitantes do evento, promovendo assim um intercambio de experiências, com destaque para a sexta-feira, a partir das 17 horas com o show “Casa de Ferreira”, de Junior Ferreira (DF).

Todos os dias do evento, a partir das 20 horas uma programação foi montada na Arena do Centro de Cultura João Gilberto. Na quinta-feira se apresentam nomes como Daniel Itabaiana (BA), Mahatma Costa (PE), Simone Zanchini (Itália) e Edglei Miguel (PB). Já na sexta-feira estarão Silas França (BA), Jason O’Rourke (Irlanda), Chico Chagas (AC) com participação especial de Junior Ferreira (DF). No sábado será a vez de Targino Gondim (BA), Quinteto Sanfônico do Brasil, Chico Chagas (AC) e Mestrinho (SE).

Além de beneficiar as comunidades locais e os artistas, o evento fortalece a singularidade da música brasileira no mercado musical, lançando luz sobre as formas de tocar sanfona em todo país e no mundo, além de potencializar a cadeia produtiva da sanfona e instrumentos assemelhados. O FESTIVAL também conta com as presenças de vários músicos que vão espontaneamente de todo o Brasil e de outros países, além de pesquisadores, produtores culturais e estudantes.

Realizado pela Toca Pra Nós Dois, em parceria com a Conspiradoria Projetos e Produções, o Festival Internacional da Sanfona  está calendarizado pelo Governo do Estado da Bahia. Em toda programação estima-se a circulação de mais de 50.000 pessoas nas atividades do Festival.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*