Outubro Rosa: o caminho é a prevenção

Outubro Rosa: o caminho é a prevenção

O outubro Rosa chega com a força da conscientização que é difundida pelo envolvimento de todos os segmentos da sociedade. A cidade  se ilumina de rosa e a cor símbolo da campanha predomina nas roupas e nos ambientes. É inegável a força da união e da consciência.

Segundo o instituto do Câncer – Inca, a previsão é de que sejam registrados em 2018 quase 60 mil novos casos da doença. O trabalho de difusão da importância que tem a prevenção chama a atenção para instituições que oferecem o exame grátis e, no entanto, há ociosidade na demanda. De vez em quando a cantora Ivete Sangalo aparece em anúncios de TV chamando as mulheres para o atendimento no instituto que leva o seu nome em Juazeiro.

Do lado de Petrolina a prefeitura, através da secretaria de saúde divulga programação que visa conscientizar sobre a prevenção ao câncer mais frequente em mulheres.

As ações serão desenvolvidas pelas equipes das unidades de saúde do município, que farão palestras, rodas de conversa, exames preventivos (papanicolau), testes rápidos para HIV e sífilis e atividades físicas.

De acordo com a gerente do Núcleo de Educação e Saúde, Lorena Ferraz, os eventos irão destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

“Quando o câncer de mama é descoberto no início, as chances de cura são grandes. Por isso, é importante que as mulheres façam o autoexame das mamas e procurem cuidar da saúde. Com os eventos nas unidades, temos o objetivo de chegar a um número maior de mulheres da comunidade, então, convidamos a todas a participar das ações que são momentos de esclarecimento”, diz.

Confira o cronograma:

5/10 Unidade de Saúde Amália Granja de Alencar – Vila Mocó

11/10  Unidade de Saúde Josefa Bispo – João de Deus

13/10 Unidade de Saúde do KM 25

17 e 22/10 Unidade de Saúde do bairro Terras do Sul

19/10 Unidade de Saúde do Bebedouro

20/10 Unidade de Saúde do bairro Santa Luzia

20/10 Unidade de Saúde Anália Batista – Cosme e Damião

25 e 31/10 Unidade de Saúde Álvaro Rocha – João de Deus

Com informações Ascom/PMP

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*