Polícia Federal deflagra operações em Pernambuco para combater armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil

Polícia Federal deflagra operações em Pernambuco para combater armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil

Nesta terça-feira, 26 de novembro, a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco, juntamente com a Delegacia de Polícia Federal de Caruaru, desencadeou seis operações policiais, batizadas Bad Vibes e Dilema das Redes. O objetivo das ações foi combater o armazenamento e o compartilhamento de arquivos digitais contendo cenas de abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes, por meio de aplicativos de mensagens.

As investigações tiveram início a partir da análise de dados fornecidos pela Homeland Security Investigations (HSI), agência federal dos Estados Unidos. Esses dados foram obtidos no âmbito de uma operação policial realizada em Pretória, na África do Sul, e compartilhados com a Polícia Federal brasileira.

A análise de smartphones apreendidos na África do Sul permitiu identificar terminais telefônicos localizados em Pernambuco, envolvidos na troca e armazenamento de material pornográfico infantil em grupos destinados à negociação desses conteúdos.

Com o avanço das investigações, a Polícia Federal localizou os suspeitos, que foram alvos de mandados de busca e apreensão cumpridos nesta terça-feira. Ao todo, 40 agentes federais cumpriram seis ordens judiciais em cidades pernambucanas, incluindo Recife, São Lourenço da Mata, Timbaúba, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Olinda.

Caso a participação dos suspeitos seja confirmada, eles poderão ser responsabilizados pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material com abuso sexual infantil, conforme os artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente. As penas para esses crimes variam de 1 a 10 anos de reclusão.

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*