Petrolina dispõe de rede estruturada de acolhimento às pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, dispõe de uma rede estruturada para o atendimento à população em situação de rua, composta pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), o Abrigo Municipal, e o Grupo de Trabalho de Gestão Intersetorial PopRua. Os equipamentos refletem o compromisso da gestão municipal com essa temática.
O Serviço Especializado em Abordagem Social é contínuo e acontece diariamente. As equipes são compostas por Assistentes Sociais, Psicólogos e Educadores Sociais que trabalham das 7h às 17h e em plantões noturnos, das 18h às 22h, realizando busca ativa nos locais de maior fluxo de pessoas em situação de rua com o objetivo de oferecer acolhida e serviços socioassistenciais. As abordagens são feitas com foco na sensibilização e no convencimento das pessoas, já que a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório.
Após a abordagem, as pessoas são encaminhadas para o Centro POP ou Abrigo Municipal. O Centro POP atua como a principal porta de entrada para os serviços de acolhimento, oferecendo refeições diárias, espaço para a guarda de pertences, local para higiene pessoal, lavanderia, cursos profissionalizantes, oferta de atendimento médico e odontológico em parceria com o Consultório na Rua, além de encaminhamentos para a rede socioassistencial. Atuando de forma integrada, o espaço também facilita a emissão de documentos pessoais, como RG, CPF e Certidão de Nascimento/Casamento, através de parceria com a Defensoria Pública.
No Abrigo Municipal os acolhidos contam com uma equipe multidisciplinar, cinco refeições diárias, dormitório, itens de higiene pessoal, além de receberem orientação para adquirir a documentação pessoal, fazer inscrição no Cadastro Único e, caso necessário, aos serviços de saúde ofertados através do Sistema Único de Saúde (SUS). Também são disponibilizados cursos e capacitações para prepará-los para retornar ao mercado de trabalho.
Em janeiro deste ano foi instituído um Grupo de Trabalho de Gestão Intersetorial PopRua, envolvendo o Social, a Saúde, Educação, Segurança Pública e Habitação, com o objetivo de criar e implantar um projeto com políticas próprias referentes às pessoas em situação de rua. O grupo atua com a finalidade de dar condições para que esse público tenha a oportunidade de deixar as ruas, atenuando suas vulnerabilidades e restaurando sua dignidade.