Brasil tem 1º caso suspeito de varíola dos macacos
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde, investiga o 1º caso suspeito de varíola dos macacos no Brasil. Segundo informações obtidas pelo jornal O Globo, o paciente é de Porto Alegre (RS) e chegou de Portugal.
Ele chegou ao Brasil no dia 10 de maio e apresentou sintomas 3 dias depois. Passará por uma consulta e fará exames nesta 2ª feira (30.mai.2022).
O paciente apresentou lesões na pele na última semana, mas, segundo a última atualização, houve melhora no último sábado (28.mai).
O caso foi notificado há uma semana. Se confirmado, será a 1ª confirmação de varíola dos macacos no Brasil.
Na última 6ª feira (27.mai), o mundo ultrapassou os 400 casos de infectados, segundo a Global.health Monkeypox, iniciativa que monitora os números divulgados por cada nação. Esse é o maior surto fora do continente africano já registrado.
Na América Latina, 3 casos foram confirmados sendo 2 na Argentina e 1 na Bolívia.
A doença, de origem animal, foi registrada pela 1ª vez em humanos em 1970. Mas circula só na África, por causa dos mamíferos locais. Episódios em outras regiões do mundo são raros. A 1ª notificação fora do continente foi em 2003, nos Estados Unidos.