Prefeitura de Juazeiro recadastra comércio ambulante no centro da cidade
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), iniciará o recadastramento de vendedores ambulantes que trabalham principalmente no centro da cidade. O objetivo da ação é fazer um levantamento da quantidade de ambulantes existentes no município e ao mesmo tempo atualizar o banco de dados do setor para subsidiar o planejamento de políticas públicas relacionadas ao ordenamento urbano da cidade. Juazeiro possui aproximadamente 200 ambulantes cadastrados. Mas de acordo com a Semaurb, atualmente em torno de 100 não possuem nenhum cadastro no município.
“Esse trabalho vai assegurar questões essenciais, como acessibilidade e melhorias de condições de trabalho para a categoria. Reforçaremos o diálogo com esses trabalhadores para disciplinar a atividade, garantindo questões essenciais para a população, como mobilidade, levando em consideração as normas estabelecidas no Código de Posturas do município. A ação possui ainda um viés educativo, no sentido de orientar os trabalhadores sobre questões ligadas à limpeza, segurança e ordenamento do comércio”, declarou o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Rubens Torres.
Recadastramento
A partir desta semana, fiscais da Semaurb realizarão blitz na área bancária e imediações do Paço Municipal, nos calçadões da Rua Conselheiro Saraiva e Travessa Benjamim Constant e na Praça da Misericórdia. Eles irão orientar os vendedores ambulantes a procurarem a secretaria para atualizarem o cadastro.
“Os ambulantes que já possuem inscrição na Prefeitura deverão procurar a Semaurb para atualizar o cadastro e renovar o alvará de uso do solo. Aqueles que ainda não são cadastrados, não poderão continuar trabalhando irregularmente, também deverão procurar a secretaria para regularizar a situação e ver onde eles poderão ser realocados”, explicou o Superintendente de Ordenamento Urbano, Ubirajara Bastos.
Ordenamento Urbano
Para melhorar a mobilidade nos calçadões e praças da área central, a Semaurb em parceria com outras secretarias, planeja realocar os vendedores ambulantes de acordo com o tipo de mercadoria comercializada.
“Por questões sanitárias, os vendedores ambulantes de frutas e verduras não poderão ficar nas ruas. Nós firmamos uma parceria com a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) e eles serão orientados a procurar o escritório da AMA, que fica no Camelódromo, e a partir daí eles serão realocados para espaços próprios, como o mercado municipal e a feira livre. Já os ambulantes que vendem outros tipos de mercadorias, estamos estudando outras áreas onde eles possam ficar”, declarou Ubirajara Bastos.