Pássaros silvestres mantidos em cativeiro são apreendidos pela PM e CPRH em Araripina
Durante operação conjunta entre a Polícia Militar e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), na quarta-feira (28), em Araripina, no Sertão de Pernambuco, vários pássaros silvestres foram apreendidos, em diferentes pontos da cidade. Os animais estavam sido mantidos em cativeiro.
Segundo o Boletim de Ocorrência do 9 ª CIPM, durante rondas no Distrito de Morais, na zona rual, os policiais e agente da CPRH identificaram as aves em dois endereços. Na Vila Sampaio, a equipe viu uma gaiola pendurada em uma árvore, em frente a uma casa. Ao questionar o dono da residência, ele mostrou outros pássaros presos. No local, foram apreendidos 12 pássaros silvestres, sendo: dois Sabiás, quatro Azulões, um Galo de Campina, dois Papas Capim, um Bigode, um Gola e um Tiziu.
Em outro ponto do distrito, na rua 3, a equipe viu uma gaiola na varanda da casa. O dono da residência não estava no local e não foi encontrado, mas uma moradora mostrou mais três gaiolas na sala da casa. No endereço foram encontrados os seguintes pássaros: um Azulão, um Galo de Campina, um Papa Capim e um Golinha.
A operação também foi feita na zona urbana de Araripina, na rua Santa Luzia, bairro José Martins. Em uma residência, a equipe encontrou três aves: um Tico-tico, um Galo de Campina e uma Golinha. Em outra casa, foram encontrados três Bicos de Prata, um Caboclinho, um Azulão, um Bigode Careta, uma Golinha e um Galo de Campina. No último endereço, a PM e a CPRH apreenderam um Galo de Campina, um Azulão, um Bigode Careta, um Gola e um Bico de Prata.
Todas as aves e os responsáveis foram levados para a Delegacia de Araripina, onde foram tomadas as medidas cabíveis. Os casos foram registrados como Crime ambiental. (G1)