Educadores de Petrolina são apresentados ao Método Wolbachia de controle das arboviroses

Educadores de Petrolina são apresentados ao Método Wolbachia de controle das arboviroses

As ações do Método Wolbachia de controle das arboviroses como dengue, zika e chikungunya estão avançando em Petrolina. Neste mês de abril, foram iniciadas as formações com educadores da Rede Municipal de Ensino da cidade. A proposta é que através das capacitações e do trabalho intersetorial, os profissionais da educação possam ajudar na divulgação e conscientização junto à comunidade escolar.

A iniciativa do World Mosquito Program (WMP) implementada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio do Ministério da Saúde, da Prefeitura e do Governo de Pernambuco, já capacitou mais de 320 educadores das unidades da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município. As formações estão acontecendo no formato virtual e serão divididas em etapas.

Petrolina foi a primeira cidade do Nordeste a receber a iniciativa. No Rio de Janeiro (RJ) e Niterói (RJ), o Método Wolbachia está implementado desde 2014 e já existem dados preliminares que apontam a redução de 70% dos casos de chikungunya. Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG) também estão recebendo a nova metodologia Wolbachia.

Sobre o Método Wolbachia

O Método Wolbachia consiste na liberação de Aedes aegypti com Wolbachia para que se reproduzam com os Aedes aegypti locais e possam gerar uma nova população destes mosquitos, todos com Wolbachia. Os Wolbitos, como são chamados esses mosquitos, não são transgênicos e não transmitem doenças.

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*