‘Nossa luta está longe de chegar ao fim’, diz Paulo Câmara sobre um ano de pandemia em Pernambuco
Pernambuco completa, nesta sexta-feira (12), um ano de confirmação dos primeiros casos da Covid-19. Em pronunciamento, o governador do Estado, Paulo Câmara, fez um balanço das ações dos primeiros doze meses de enfrentamento à doença.
“A nossa luta, infelizmente, ainda está longe de chegar ao fim. O esforço maior dos que fazem o Governo do Estado é garantir vacina para todos os pernambucanos e pernambucanas. Já distribuímos mais de 800 mil doses, o que ainda é muito pouco. Não vamos descansar enquanto não alcançarmos o índice de imunização que dê segurança para toda a população”, enfatizou o governador.
Paulo Câmara ainda prestou solidariedade às famílias enlutadas por causa do coronavírus do Estado. “Já são mais de 11 mil mortos por Covid-19 em Pernambuco. Mais do que nunca, o fundamental, agora, é reforçar os cuidados: usar máscaras, manter as mãos higienizadas e, principalmente, cumprir as medidas restritivas”, disse o governador.
O Estado alcançou, nesta sexta-feira (12), a marca de 11.318 mortes por Covid-19, segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Ao todo, 314.793 casos foram confirmados.
Entre as diversas iniciativas feitas pelo governo ao longo deste primeiro ano de pandemia, Paulo Câmara destacou a abertura de novos leitos, contratação de profissionais e medidas de incentivo à recuperação da economia no Estado.
Paulo Câmara também ressaltou o reforço promovido na infraestrutura de saúde do Estado, inclusive com a abertura antecipada do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, para reforçar o atendimento no Sertão.
“Com muito esforço, conseguimos montar a segunda maior rede pública hospitalar do país para pacientes do novo coronavírus. Temos, atualmente, mais de dois mil leitos, sendo mais da metade deles de UTI, distribuídos do litoral ao Sertão, em todas as regiões do Estado. Inclusive em cidades que nunca contaram com leitos de UTI”, afirmou. (FolhaPE)