Curso de medicina da Facape mais próximo de ser realidade com visita de avaliadoras do Conselho Estadual de Educação
Nesta quarta-feira (24), a Faculdade de Petrolina –Facape, recebeu as avaliadoras do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE), Carolina da Paz e Marianne Sabino, como parte do processo para a implantação do curso de medicina na instituição.
O dia inteiro foi de trabalho começando com a apresentação do plano pedagógico criado para o curso, oferecendo modelos de infraestrutura, metodologia e descrevendo processos pedagógicos. Na primeira etapa da apresentação, pela manhã, foi realizada uma conversa sobre como funciona o projeto, onde as avaliadoras conheceram a infraestrutura da Facape para receber o curso de medicina, onde foram apresentadas todas as plantas dos laboratórios do curso e os locais onde esses laboratórios serão instalados. As plantas das salas de tutoria também foram apresentadas, já que são obrigatórias, por se tratar de um curso que tem em projeto, aulas baseadas em metodologia ativa. O corpo diretivo da Facape ainda apresentou a biblioteca física e todo o processo licitatório de compra de livros que também é obrigatório, além da biblioteca virtual que oferece mais de 100 mil livros referentes à saúde, disponíveis pela plataforma online.
A tarde foi realizado outro encontro, com o objetivo de mostrar em números e dados, toda a rede municipal de saúde. Participaram do momento, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o deputado estadual, Antonio Coelho, a secretaria de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, o presidente da Facape, Antônio Habib, os diretores executivo, financeiro e acadêmico da Facape, José Alberto, Ivony Dourado e Vânia Lasalvia; os professores do Núcleo Docente Estruturante da instituição.
Nesta quinta-feira (25), serão realizadas visitas em loco nas Unidades Básicas de Saúde como parte do processo de apresentação de toda a rede de saúde. “Estamos vivenciando um momento histórico para a Facape e para Petrolina. Uma faculdade municipal do Sertão de Pernambuco que se propõe a implementar um curso de Medicina para formar médicos da família e que tem como premissa, priorizar o acesso ao curso, para os estudantes que sejam, comprovadamente, oriundos do Sertão do São Francisco. A visita, também serve para mostrar às avaliadoras, dentre outros itens, a infraestrutura da rede de saúde do município e ver, de fato, todo campo de estudo e de estágio, conforme estabelecemos no Projeto Pedagógico do Curso”, conclui o presidente da Facape, Antonio Habib.