Após vencer uma das disputas eleitorais mais acirradas dos últimos tempos no Recife, tendo 56,27% dos votos, João Campos (PSB) realizou o seu primeiro pronunciamento como prefeito eleito no Salão Limoeiro do Recife Praia Hotel, no Pina, Zona Sul do Recife. Após acompanhar a apuração com familiares e assessores em um mezanino, o candidato da Frente Popular do Recife agradeceu pelos 447 mil votos, pelo apoio das lideranças partidárias e afirmou: “Fomos eleitos para governar para todos os recifenses. Independente de qual candidato votou, qual é o seu credo, raça e onde mora, nós governaremos para todos os recifenses da nossa cidade”.
“Não tem como celebrar essa vitória sem lembrar daquele que é a referência da minha vida na política, como pessoa e como cidadão, que é o meu pai, Eduardo Campos”, disse João, dando continuidade aos agradecimentos. “Ele dizia assim: ‘Sempre que puder ajudar alguém, ajude e não queria nada em troca. Sempre que fizer algo na vida, faça bem feito’. Nós vamos fazer o que Eduardo Campos nos ensinou.”
João Campos apareceu no Salão Limoeiro acompanhado pela vice Isabella de Roldão (PDT), a companheira Tábata Amaral e o prefeito Geraldo Julio. O governador Paulo Câmara, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco Eriberto Leão, os deputados federais Silvio Costa Filho e Felipe Carreras e Renata Campos, mãe do prefeito eleito, também estavam presentes no evento. Quando passou das 18h30, com 90% das urnas apuradas, fogos de artifício tomaram conta da área próxima ao hotel, realizando mais de 15 minutos de explosões. Quem esteve presente no ato foi o deputado estadual licenciado e secretário de Ciência e Tecnologia por Pernambuco Lucas Ramos. A comemoração também se deu entre militantes do partido, que também foram até o prédio para assistir o discurso oficial do vencedor.
“Eu acreditava que o político tinha de saber ouvir, tinha de saber dialogar, unir, falar de futuro e construir o futuro”, continuou o prefeito eleito. “Agora chegou a hora: Nós vamos mostrar que faz política se unindo, se olhando e construindo o futuro. Se faz política enfrentando cada desafio da cidade. A razão verdadeira pela qual disputei essa eleição é saber que podemos fazer muito pela cidade do Recife. Que viveremos um tempo desafiador, com uma crise sanitária que ainda não acessou, uma crise econômica e social. Mas nós vamos vencer no dia a dia porque vamos governar juntos do povo.”
Apesar das diversas ações judiciais que marcaram as campanhas que chegaram até o segundo turno, Campos disse que “nós mostramos como fazer uma campanha sempre de cabeça erguida, respeitando as pessoas e falando daquilo que pode despertar a esperança no coração de cada um.” Ele finalizou afirmando que conhece o tamanho da responsabilidade do cargo e que vai dedicar todo o seu trabalho ao Recife.
O governador Paulo Câmara concedeu uma breve coletiva de imprensa no salão. “João Campos fez uma campanha bonita, propositiva e olhando para o futuro. Eu tive e honra de governar o estado em parceria com Geraldo Julio na capital, agora será uma honra com João”. Questionado se a vitória de Campos fortalece o PSB para as eleições de 2002, o socialista evitou projeções e afirmou: “Temos que trabalhar muito e podemos conversar sobre 2022 mais para frente”. Ele concordou que o PSB sai das eleições municipais mais fortalecido nacionalmente. “É um partido que quer ver um país melhor, diferente do que temos hoje.”
Sobre como ficará a relação do PSB com o PT em Pernambuco, Paulo Câmara admitiu que o tema será discutido: “Estamos sempre discutindo, muitas pessoas do PT conversaram conosco. É um processo a ser avaliado, pois evidentemente tivemos uma disputa eleitoral muito dura e isso cabe reflexões que iremos fazer no âmbito interno, com a Frente Popular, da forma que a gente sempre fez”, finalizou. João Campos, demais lideranças e militantes seguiram em carreata para o comitê na Rua Falayette, no Parnamirim, Zona Norte do Recife.
“Miguel Arraes está presente nessa vitória de João. Nessa vitória de hoje, quem está aqui com a gente é Eduardo Campos”, disse Geraldo Julio, durante discurso para a militância no comitê. “Ele fez uma campanha olhando para o futuro, trazendo os ensinamentos de Miguel Arraes e o aprendizado com Eduardo Campos. Em algum momento alguém achava que a mensagem de João não pudesse ser entendida, mas a Frente Popular tem um lado, que é o lado do povo”. O atual prefeito da capital chegou a afirmar que “nunca viu, em nenhuma eleição, um candidato tão bom quando João Campos.”
Em seguida, foi a vez da vice Isabella de Roldão discursas no comitê. “Quem foi que disse que na prefeitura não ia ter mulher? Aqui tem mulher sim. Votamos juntas e juntos na construção de uma cidade mais respeitosa, onde o nosso sexo não nos define. Sou mulher, sou mãe, voto em João”. (DP)