Expectativa de vida em Pernambuco sobe para 75 anos, mas fica abaixo da média nacional, diz IBGE

Expectativa de vida em Pernambuco sobe para 75 anos, mas fica abaixo da média nacional, diz IBGE

A expectativa de vida de quem nasceu em Pernambuco em 2019 era de 75 anos, segundo dados da Tábua da Mortalidade, divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em comparação a 2018, o Estado apresentou aumento, uma vez que quem nasceu naquele ano tinha expectativa de 74,6 anos. No entanto, Pernambuco ficou abaixo da média nacional em 2019, que é de 76,6 anos.

Entre os homens pernambucanos, a esperança de vida ao nascer em 2019 subiu de 70,8 anos para 71,2 anos. Já entre as mulheres o aumento foi de 78,4 para 78,6 anos. A diferença entre os dois sexos é de 7,5 anos, acima do indicador nacional de 7,1 anos.

Segundo o IBGE, a expectativa de vida dos homens geralmente é maior por causa externas ou não naturais, que costumam os atingir com mais intensidade, como homicídios, acidentes de trânsito, afogamentos, quedas acidentais e outras eventualidades.

O levantamento apresenta projeções a partir de dados coletados no Censo Demográfico de 2010 e é usado como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social. (FolhaPE)

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*