Banco Central lançará cédula de 200 reais em agosto
O Banco Central do Brasil anunciou na tarde desta quarta-feira que o Brasil ganhará uma nova cédula de Real, no valor de R$ 200, com o desenho do animal lobo-guará.
Serão produzidas 450 milhões de cédulas neste ano. Por segurança, o desenho das cédulas — que estão passando por fases de testes de impressão — não foi apresentado.
De acordo com a diretora de Administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, o lançamento da nova cédula é oportuno porque, devido à pandemia, houve uma demanda maior por moeda no Brasil. Além disso, a diretora reforça que o papel-moeda ainda é a base das transações. Segundo Carolina, só há queda relevante do uso de papel-moeda, com substituição por pagamento digital, em países escandinavos.
Segundo a diretora, não há relação entre a nova cédula e a desvalorização do real perante ao dólar. A emissão estaria relacionada apenas à demanda por papel-moeda.
“O Banco central entende que é um momento oportuno para o lançamento da cédula de R$ 200. É o Banco Central agindo preventivamente para agir com um possível aumento de numerária (moeda) da população. A gente também vai poder reduzir custos logísticos da distribuição e de produção de cédulas no país”, explica. (EXAME)