Tipos de violências e cuidados com as emoções são tema de roda de conversa em casas de acolhimento de Juazeiro-BA

Tipos de violências e cuidados com as emoções são tema de roda de conversa em casas de acolhimento de Juazeiro-BA

Somado ao calendário de atividades educativas e recreativas que estão sendo realizadas nas casas de acolhimento Messe de Amor e Rosa Menina, aconteceu nesta segunda-feira (27), uma diálogo sobre os tipos de violência e o cuidado com as emoções. A ação foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), através do programa Qualifica Mais e destinada às crianças e adolescentes acolhidas nas duas instituições. Com oficinas e atividade lúdicas, o cronograma segue até o dia 30 de julho (quinta-feira).

As crianças e adolescentes participaram de dinâmicas sobre a temática, onde puderam compartilhar as emoções vivenciadas neste período de isolamento social. “Eles foram bem participativos e relataram o que estão sentindo. Isso é muito importante nessa situação de isolamento para, tanto a criança quanto o adolescente, terem esse espaço de falar sobre o que está vivenciando e ressignificar essas emoções.”, explicou a estudante de psicologia, Andreia Borges, que conduziu a atividade.

De acordo com a coordenadora do programa Qualifica Mais, Mirian Bernardo, a escolha em abordar o assunto é também uma forma de orientar as crianças e adolescentes a identificar estas violências. “Optamos em desenvolver ações sobre esse tema tanto para auxiliar no desenvolvimento de formas de lidar com os próprios sentimentos, mas também ajudá-los a identificar violências às quais possam ser vítimas em algum momento da vida. Falar das emoções não é coisa fácil e, apesar disso, eles foram bastante receptivos à temática”, comentou.

Além das rodas de conversa, atividades voltadas à educação física, contações de histórias e oficinas de geladinho gourmet e cupcakes, bem como ações destinadas especificamente ao cuidado com as trabalhadoras das casas Messe de Amor e Rosa Menina estão sendo realizadas desde o dia 20 de julho. “Essa é uma ótima oportunidade para as crianças e adolescentes terem acesso a novos saberes, além de melhorar a convivência entre todos, sobretudo nesse período de quarentena em que eles estão sem aula e passando ainda mais tempo juntos”, afirma a coordenadora interina das duas instituições, Neuza Conceição.

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