Brasil pode surpreender se destravar investimentos, diz ministro da Economia

Brasil pode surpreender se destravar investimentos, diz ministro da Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil ainda pode surpreender o mundo e retomar mais rapidamente o crescimento econômico se destravar investimentos. Para tanto, ele conta com o apoio do Congresso Nacional para aprovar reformas estruturantes, como a administrativa e a tributária, e marcos para setores da infraestrutura.

“Temos aí 60, 90 dias para destravar a fronteira de investimento. Saneamento, cabotagem, setor elétrico, petróleo, gás natural. É nesse sentido que vamos surpreender o mundo, daqui a dois, três meses. Quando tiver realizada já a volta segura ao trabalho, estaremos já disparando nossas ondas de investimento, exatamente por esse trabalho de aperfeiçoamento do marco regulatório brasileiro pelo Congresso”, afirmou Guedes.

Ele participou de videoconferência com deputados e senadores da comissão mista que acompanha as medidas governamentais de combate à pandemia de Covid-19.

Na reunião, Paulo Guedes listou as liberações de recursos feitas pelo governo para enfrentar a crise decorrente da pandemia no Brasil. O dinheiro já soma cerca de R$ 1 trilhão, provenientes, entre outras fontes, da Caixa Econômica Federal, de empréstimos do BNDES, da antecipação de benefícios de aposentados e pensionistas, do auxílio emergencial de R$ 600 e ainda do repasse para estados e municípios.

“Em cinco ou seis semanas, quando os americanos demitiram 30 milhões de trabalhadores do mercado formal, o Brasil protegeu 10 milhões de empregos, 10 milhões de pessoas que seriam demitidas e se inscreveram no programa BEm [Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda], que permitia a livre negociação dos salários. Então, a empresa dizia: ‘em vez de demitir, vou dar meio expediente, vou pagar só metade do salário, e o governo vem e faz uma suplementação salarial’”, afirmou, acrescentando que no Brasil cerca de um milhão de pessoas foram demitidas.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Bruno Concha/Prefeitura de Salvador
Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*