Home Nacional Palácio do Planalto é alvo de vandalismo com tinta vermelha
Nacional

Palácio do Planalto é alvo de vandalismo com tinta vermelha

Share
Share

Um homem de 29 anos, de acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, jogou na manhã desta segunda-feira (8) um balde de 18 litros de tinta vermelha em frente ao Palácio do Planalto, na direção da rampa usada por autoridades em eventos oficiais.

Ainda segundo a PM, o homem jogou a tinta de dentro de um carro em movimento. Ele foi detido e levado para a Polícia Federal.

Funcionários da Presidência foram acionados para tirar a tinta do local. Bolsonaro já estava no prédio quando começou a limpeza.

O palácio é a sede do governo federal, onde trabalha o presidente Jair Bolsonaro. O prédio faz parte do conjunto arquitetônico de Brasília, considerado patrimônio da humanidade pela Unesco  (braço da ONU para Educação, Ciência e Cultura). Além disso, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O ataque ao patrimônio é vandalismo.

Um homem de 29 anos, de acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, jogou na manhã desta segunda-feira (8) um balde de 18 litros de tinta vermelha em frente ao Palácio do Planalto, na direção da rampa usada por autoridades em eventos oficiais.

Ainda segundo a PM, o homem jogou a tinta de dentro de um carro em movimento. Ele foi detido e levado para a Polícia Federal.

Funcionários da Presidência foram acionados para tirar a tinta do local. Bolsonaro já estava no prédio quando começou a limpeza.

O palácio é a sede do governo federal, onde trabalha o presidente Jair Bolsonaro. O prédio faz parte do conjunto arquitetônico de Brasília, considerado patrimônio da humanidade pela Unesco (braço da ONU para Educação, Ciência e Cultura). Além disso, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O ataque ao patrimônio é vandalismo.

Uma cerca móvel faz a separação entre o palácio e a rua. A tinta foi jogada nas imediações da cerca. Antes da intensificação das manifestações de rua, em governos anteriores, não havia a separação entre a rua e o prédio.

Em nota, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança da Presidência, disse que o palácio foi “vítima de um ato de vandalismo, quando um indivíduo lançou tinta na rampa do prédio”.

O GSI também disse que as autoridade policias vão tomar as “medidas legais cabíveis” em relação ao homem que jogou a tinta no Planalto. (G1)

Share

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles
Nacional

Cansados de esperar, moradores gastam dinheiro do próprio bolso para desobstruir boca de lobo em Petrolina

A situação enfrentada pelos moradores da Rua da Tâmara, no bairro Rio...

Nacional

Operação contra Jaques Wagner apreende US$ 49 mil em espécie em endereço ligado ao senador

A Polícia Federal apreendeu US$ 49 mil em espécie (cerca de R$...

Nacional

Governo promete ampliar limite de faturamento do MEI; veja o que pode mudar

O governo federal informou nesta quarta-feira (17) que pretende propor mudanças nas...

Nacional

Lote de água mineral Crystal é retirado do mercado após contaminação confirmada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um...