Petrolina ganha cenário nacional com Festival Literário do Sertão do São Francisco
Entre os dias 25 de agosto e 2 de Setembro, Petrolina ganha visibilidade nacional com as atividades do ‘Festival Literário do Sertão do São Francisco’, o ‘FliSertão’. A proposta do encontro, foi apresentada nesta semana à equipe técnica e pedagógica da Secretaria de Educação (Sedu), que será responsável pela organização do evento, em parceria com a editora Anderlivros. Na reunião, foram debatidas toda estrutura física, programação e atividades.
Durante os cinco dias, ocorrerão palestras, mostras, lançamento de livros, noite de autógrafos, shows culturais, participação de escritores de renome nacional, contadores de histórias, youtubers, sala de vídeos e curtas-metragens, editoras e várias homenagens aos escritores da região. Entre os nomes já confirmados estão os artistas Santana, Maciel Melo, Jessier Quirino, a escritora e sexóloga Laura Müller, o professor Saulo Gomes e o escritor Raimundo Carrero.
O ‘Flisertão’ vai acontecer em dois polos fixos: Parque Josepha Coelho e no Centro de Convenções onde será montada uma estrutura especial para receber o evento. Uma arena com capacidade para 700 pessoas, por exemplo, será armada na área externa do Centro para abrigar os espetáculos e palestras, além de uma carreta que também vai ser utilizada como um espaço a mais para apresentações.
Além das atividades nos dois polos, que serão gratuitas, o ‘FliSertão’ contará com vários eventos satélites por toda cidade. “Vamos ter atividades nas barcas, nas praças, nos semáforos, nas escolas, vamos grafitar muros… A literatura vai ocupar toda a cidade. Será uma grande festa do saber. Estamos organizando um grande evento para toda população regional. Serão dias de muito lazer, cultura e aprendizado”, comenta Willany Cunha, diretora de Formação da Sedu.
A programação final e outros detalhes do evento serão feitos pelo prefeito Miguel Coelho, no próximo dia 14 de agosto, no lançamento oficial. O ‘FliSertão’ já se consolida como um dos eventos do calendário festivo dos 123 anos de Petrolina, comemorados no mês de setembro.