Comunidades da zona rural comemoram transbordo de barragens devido às chuvas em Petrolina

Comunidades da zona rural comemoram transbordo de barragens devido às chuvas em Petrolina

Depois de um longo período de estiagem e muitos prejuízos tanto na agricultura familiar quanto nas criações de animais, chegou o momento em que muitos sertanejos celebram: as barragens e barreiros ‘sangrando’ depois de chuvas que apresentaram um índice pluviométrico bem maior do que o esperado para a região nesses primeiros meses do ano. Em Petrolina, a comunidade de Cruz de Salinas amanheceu nesta sexta-feira (17) com a notícia do transbordo da sua barragem que é a segunda maior do município com capacidade de armazenar até 4 milhões de m³.

No ranking de maiores reservatórios de água da cidade sertaneja se encontram em primeiro lugar a de Vira Beiju (11,8 milhões de m³), em segundo a de Cruz de Salinas (4.021.375 m³) e em terceiro a de Almas (3.800.000 m³). Cacimba Velha (1.802.000 m³), Baixa do Icó (1.300.000 m³), Pau Ferro (2.068.937 m³) e Água Branca (2.354.600 m³) foram outras grandes barragens que tiveram seus níveis recuperados e estão com 80% do armazenamento. Em Cristália havia 12 anos que a barragem não ‘sangrava’ e no final de março com as chuvas que vieram ela teve seu renovo ficando em 100% de sua capacidade.

Quem mora em área de sequeiro desta vez tem motivos para celebrar. Os agricultores familiares Paulo e Terezinha da comunidade de Poço Dantas em Cristália seguem animados com as plantações de feijão-verde, gergelim, milho e palma que cresceram bastante graças às recentes chuvas. Já quem estava aguardando um volume proveitoso de peixes terá que aguardar mais um período para que o repovoamento das barragens por meio de reintrodução de alevinos de espécies como tilápia, curimatã, carpa e tambaqui.

A previsão, de acordo com os principais institutos de meteorologia do país, é que até final de abril mais chuvas ainda caiam no Sertão do São Francisco.

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*