Pernambuco prevê pico do coronavírus no final de abril e desaceleração no final de maio

Pernambuco prevê pico do coronavírus no final de abril e desaceleração no final de maio

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (6), o secretário de saúde de Pernambuco André Longo afirmou que o Estado está se aproximando “de forma rápida” do chamado processo de aceleração descontrolada de transmissão do novo coronavírus (covid-19). A expectativa do governo, segundo projeções, é de que Pernambuco atinja essa fase entre o final e abril e o início do mês de maio.

“Estamos vendo ao longo desses últimos três dias maior positividade nos testes realizados. A perspectiva  é de que até final de abril, começo de maio, estejamos nessa fase de aceleração descontrolas. No final do mês de maio deve se desacelerar essa curva. Serão dois meses duríssimos para a saúde pública em Pernambuco e para a sociedade pernambucana. Precisamos fazer a nossa parte”, afirmou André Longo.

Os esforços, segundo ele, são para evitar o colapso do sistema de saúde. “Estamos nos preparando da melhor maneira possível. Temos mais de 200 leitos da rede estadual e outros mais de 100 no município do Recife já disponíveis. O vírus colocou de joelhos os maiores sistemas de saúde do mundo. Estamos lidando com aquele que talvez seja o maior desafio já enfrentado pela saúde pública brasileira. Serão dias difíceis os de abril e maio.”

De acordo com o Governo de Pernambuco, o Estado tem 280 leitos específicos para o combate à covid-19 em funcionamento. Dos leitos de UTI, 73% estão ocupados, contra 57% de ocupação dos leitos de enfermaria.

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*