Caravana da Saúde realiza mais de 200 atendimentos no Dom José Rodrigues
O programa Caravana da Saúde, lançado em Juazeiro no ano de 2016, está em sua 128º e já atendeu mais de 30 mil pessoas. O projeto que acontece semanalmente tem como finalidade levar atendimento aos moradores de diversos bairros e interior da cidade. Além de consultas médicas, a população também conta com assistências nas áreas de cardiologia, ginecologia, atendimento clínico, odontológico, realização de exames laboratoriais e eletrocardiogramas. Nesta quarta-feira (25), a Caravana ocorreu no bairro Dom José Rodrigues e realizou 247 atendimentos.
Dentro da programação da Caravana da Saúde a população ainda conta com os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade – SEDES, através do Estação Cidadania, no qual os moradores podem atualizar o cadastro da Bolsa Família e também da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes – CSTT, que com a ação Educação para o Trânsito, orienta o público participante sobre os cuidados com os equipamentos de segurança que os condutores dos veículos motorizados devem utilizar para evitarem acidentes.
O pedreiro João Hermínio dos Santos participou pela primeira vez da Caravana da Saúde e se surpreendeu com o atendimento prestado. “A marcação foi rápida. Estava sentindo muitas dores e com renite e consegui a guia para ser examinado por um cardiologista, aqui na UBS do Dom José Rodrigues. Gostei muito da consulta, do profissional que me atendeu e do acolhimento na Unidade de Saúde”, relata Seu João.
Em um ano e sete meses da gestão, a médica e vice-prefeita Dulce Ribeiro, destaca a dedicação dos gestores para melhorar ainda mais a saúde da população. “A gestão se preocupa em acolher os pacientes da rede municipal sempre da melhor maneira possível, principalmente, em relação à prevenção das doenças”. Ela ressalta a importância da população procurar as unidades Básicas de Saúde para realizar testes especialmente de diabetes e hipertensão. “Essas doenças são as mais diagnosticadas nas unidades e para evitar o avanço da enfermidade os pacientes que apresentarem qualquer sintoma precisam procurar o profissional da unidade mais próxima de casa e explicar o que tem sentido para que os exames específicos sejam realizados. Se for constatado algum indício de doença, o tratamento tem início imediatamente”, finaliza.