Julio Lossio critica o fechamento das unidades do Nova Semente em Petrolina
O ex-prefeito Julio Lossio (PSD), em coletiva realizada durante uma confraternização com a imprensa, neste sábado (1), fez questão de criticar a forma como Miguel Coelho geriu o programa de educação infantil durante o seu mandato. E não ficou somente por aí. Ele também falou sobre a queda do IDEB na cidade nos últimos anos e avaliou negativamente a situação da saúde local.
Antes de ser eleito, Miguel Coelho havia prometido em seu guia de que iria tornar o programa Nova Semente gratuito. Segundo Lossio, o prefeito não cumpriu essa promessa ao retirar o tempo integral das unidades. “Quando eu vejo hoje o fechamento das unidades do Nova Semente, a mudança de horário. Na época era de 6h às 18h, […] é porque as mães precisam sair de casa pra trabalhar. Então, quando você coloca o horário pra 8h, pra 7h e diminui o tempo da criança, você acaba prejudicando a mãe e a própria criança. É um grátis que ficou caro. Elas gastavam R$ 25,00, agora é difícil você achar alguém pra cuidar de seu filho por R$25,00”, declarou o ex-prefeito lamentando a queda do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município que, de acordo com ele, começou a crescer ainda no governo de Odacy Amorim e continuou o crescimento durante os oito anos de seu mandato.
Na área da saúde não foi diferente. O ex-prefeito criticou o sistema UBS colocado em prática no governo MC. “Diferentemente de creche, que é bom estar perto da casa da mãe pra ela andar pouco, uma unidade de saúde não precisa estar fisicamente do lado da casa da pessoa. (…) O Ministério da Saúde hoje já preconiza colocar unidades de saúde próximas e juntar, no conceito de AME”, finalizou.