Pernambuco inicia estratégia de implantação da vacina de febre amarela
Para concluir a agenda da ampliação da vacina para todo o território nacional, a região Nordeste passa a fazer parte dessa ação preventiva. A proteção será voltada para crianças de 9 meses até adultos de 59 anos. A novidade é que será introduzida a dose de reforço de febre amarela para todas as crianças aos 4 anos de idade. Acima dessa faixa etária, será necessária apenas uma dose.
Em Pernambuco, a ampliação da vacina febre amarela para as ações de rotina acontecerá de forma estratégica e gradual. As áreas prioritárias para vacinação, já a partir deste mês de janeiro, serão as 43 cidades que compõem a III e V Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sede em Palmares, na Mata Sul, e Garanhuns, no agreste pernambucano, respectivamente, totalizando mais de 1 milhão de pessoas. É importante que a população verifique com seu município como funcionará esse tipo de vacinação no seu território. A escolha dessa região se deu com base em estudos que identificaram os espaços possivelmente mais vulneráveis, denominados corredores ecológicos, áreas de transição entre remanescentes florestais e caatinga. A partir de março de 2020, a expansão acontecerá para todas as Regionais de Saúde, totalizando 8,4 milhões de pessoas.
Esquema vacinal – O esquema vacinal completo será de uma dose da vacina aos 9 meses de vida da criança e outra dose de reforço aos 4 anos de idade. (Agência)