HU-Univasf implementa serviço de teleconsultas para agilizar atendimentos aos pacientes
Como forma de otimizar a assistência em saúde, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), filiado à Ebserh, implantou o serviço de teleconsulta, modalidade de atendimento realizado a distância com auxílio da tecnologia. O primeiro atendimento nesse formato aconteceu no último dia 4, na Policlínica do hospital-escola.
Os atendimentos estão sendo ofertados, inicialmente, nas especialidades de Hematologia e Saúde da Família e Comunidade. A previsão é que, ainda este ano, outras especialidades sejam inseridas nesta modalidade, garantindo a ampliação do serviço para um número maior de pacientes e possibilitando maior abrangência do cuidado a distância que, inclusive, é mais rápido e mais cômodo para os usuários que residem em localidades distantes.
De acordo com o chefe da Unidade de E-saúde, Helder Nunes Lopes, durante os últimos quatro meses, o HU-Univasf realizou pilotos de teleconsultas de Hematologia para ajustar o fluxo e a operação dos teleatendimentos. “No dia 4 de outubro, oficializamos a implementação do serviço no ambulatório da Policlínica com o atendimento inicial na especialidade Saúde de Família e Comunidade. Este marco reforça nosso compromisso com a modernização dos cuidados em saúde, facilitando o acesso e ampliando nossa capacidade de atendimento”, disse.
A teleconsulta é uma modalidade regulamentada da Telemedicina que permite a realização de consultas médicas on-line, ou seja, sem que paciente e médico estejam em um mesmo ambiente. O teleatendimento no Brasil é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Ministério da Saúde. “As resoluções do CFM estabelecem normas para a realização de teleconsultas, garantindo a segurança e a ética no atendimento remoto”, completa.