Hospital Dom Malan em Petrolina realiza ações de controle de infecção hospitalar com funcionários
O Hospital Dom Malan (HDM) da rede estadual de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está realizando educação permanente de controle da infecção hospitalar. A iniciativa é da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HDM Ismep, que em maio deste ano implantou o protocolo de infecção na unidade.
A abordagem aos funcionários é feita no corredor do hospital para repassar informações e avaliar o conhecimento dos funcionários sobre o descarte correto do resíduo hospitalar. “Nós fazemos educação permanente para evitar acidentes de trabalho com nossos funcionários principalmente com material perfurocortante e evitar infecções que atingem tanto os funcionários quanto os pacientes, ” ressaltou a enfermeira integrante da Comissão de Infecção Hospitalar do HDM Ismep, Jaqueline Carvalho.
A dúvida da flebotomista Milena Teles, de 45 anos e com 7 anos de atividade no HDM Ismep, era sobre a coleta de produtos químicos e o descarte de embalagem. ” Achei importante essa abordagem dos produtos químicos e eu nem sabia que tinha um custo para o hospital o descarte das embalagens. A informação é importante para a preservação do meio ambiente também, ” destacou.
A técnica de enfermagem, Djanete Rodrigues Teles, de 40 anos, está no HDM Ismep há 15 anos e está sempre nos treinamentos sobre infecção hospitalar. ” É muito importante receber todas essas informações e se atualizar porque queremos sempre melhorar nosso trabalho, ” contou.
“Orientação é sempre importante para gente saber se estamos fazendo descarte correto do resíduo hospitalar, corrigir algo se estivermos errando, para nossa segurança e dos pacientes, ” frisou a técnica de enfermagem, Terezinha Souza, de 41 anos.
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é um órgão multidisciplinar que tem como objetivo reduzir a transmissão de microrganismos patogênicos em hospitais. A CCIH é composta por profissionais de nível superior da área de saúde, nomeados pela direção do hospital. A equipe deve incluir representantes de diferentes serviços, como médico, enfermagem, farmácia, laboratório de microbiologia e administração.