Mãe de trigêmeas destaca serviços do Hospital Dom Malan em Petrolina no atendimento às gestantes de alto risco
Nesta quarta-feira (12), a atendente de farmácia Janideia Souza, de 35 anos, foi amamentar as filhas na Unidade de Cuidados Intensivos, do Hospital Dom Malan, da rede estadual de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Alana, Renata e Jade, nasceram na terça-feira (10), com 34 semanas de gestação. “Eu tenho uma menina de 3 anos e foi um susto, depois uma surpresa feliz saber que eu estava grávida de trigêmeas, ” contou a mãe.
Janideia mora em Filadélfia, no norte da Bahia, e como o HDM Ismep faz parte da Rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia conveniado ao SUS), no atendimento à mulheres e crianças dos 53 municípios da rede, a atendente de farmácia foi encaminhada à unidade que é referência em gravidez de alto risco. “Eu fui muito bem recebida, desde a portaria até a sala de parto. Fui muito acolhida no trabalho de parto, no centro cirúrgico. Durante o parto os profissionais me passaram muita segurança, foi muito humanizado, eu sou muito grata por tudo que eu tenho vivido aqui no hospital esses dias, “ destacou Janideia.
A mãe já recebeu alta hospitalar. As meninas, de gestação de placenta única, ainda estão recebendo cuidados intensivos para ganhar peso. A primeira a nascer foi Alana, medindo 46 centímetros e pesando 2.045 kg; a segunda foi Renata, que nasceu medindo 46,5 centímetros e pesando 1.910 kg e a terceira bebê foi Jade, medindo 44 centímetros e pesando 2.160 kg. “Eu sou muito grata a Deus por esse presente, ” finalizou Janideia.
O Hospital Dom Malan faz em média 550 partos por mês. A gestão da unidade é do Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Pas (Ismep).